Marketing Digital, é como se chama comercializar um negócio on-line, é uma excelente maneira de fazer  negócio hoje em dia. Afinal, o uso da Internet mais que dobrou na última década e essa mudança afetou muito a maneira como as pessoas compram produtos e interagem com as empresas.

Então, o que é marketing digital? O marketing digital é como qualquer outro tipo de marketing - é uma maneira de se conectar e influenciar seus clientes em potencial. A diferença real é que você se conecta e influencia esses clientes online .

Basicamente, marketing digital refere-se a quaisquer esforços ou ativos de marketing online. E-mail marketing, publicidade paga por clique , mídia social e até blogs são ótimos exemplos de marketing digital - eles ajudam a apresentar as pessoas à sua empresa e convencê-las a comprar.

Aqui estão alguns dos recursos e estratégias de marketing digital mais comuns que as empresas usam para alcançar pessoas on-line:

Ferramentas de marketing digital

Quase tudo pode ser uma ferramenta de marketing digital. Ele simplesmente precisa ser uma ferramenta de marketing que você usa online. Dito isto, muitas pessoas não percebem quantas ferramentas de marketing digital têm à sua disposição. Aqui estão alguns exemplos:

Site do seu negócio
Recursos de marca (logotipos, ícones, siglas etc.)
Conteúdo em vídeo (anúncios em vídeo, demonstrações de produtos etc.)
Imagens (infográficos, fotos de produtos, fotos da empresa etc.)
Conteúdo escrito (postagens de blog, eBooks, descrições de produtos, depoimentos, etc.)
Produtos ou ferramentas on-line (SaaS, calculadoras, conteúdo interativo etc.)
Avaliações
Páginas de mídia social

Como você provavelmente pode imaginar, esta lista apenas arranha a superfície. A maioria destas ferramentas se enquadra em uma dessas categorias, mas profissionais de marketing contemporâneos estão constantemente criando novas maneiras de alcançar clientes on-line, de modo que a lista continua crescendo!

Estratégias de Marketing Digital

A lista de estratégias de marketing digital também está em constante evolução, mas aqui estão algumas das estratégias que a maioria das empresas está usando:

Publicidade Pay-Per-Click

A publicidade de pagamento por clique (PPC) é, na verdade, um termo amplo que abrange qualquer tipo de marketing digital em que você paga por cada usuário que clica em um anúncio. Por exemplo, o Google AdWords é uma forma de publicidade PPC chamada "publicidade de pesquisa paga" (que veremos em um segundo). Os anúncios no Facebook são outra forma de publicidade PPC chamada "publicidade paga em mídia social" (novamente, entraremos nisso em breve).

Publicidade de pesquisa paga

Google, Bing e Yahoo permitem que você publique anúncios de texto em suas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). A publicidade de pesquisa paga é uma das melhores maneiras de segmentar clientes em potencial que pesquisam ativamente um produto ou serviço como o seu.

Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)

Se você não deseja pagar para aparecer nas SERPs, também pode usar o SEO (Search Engine Optimization) para tentar classificar páginas ou postagens do blog em seu site organicamente. Você não precisa pagar diretamente por cada clique, mas a classificação de uma página geralmente leva bastante tempo e esforço (para uma comparação mais aprofundada da pesquisa paga e do SEO, consulte este artigo ).

Publicidade paga em redes sociais

A maioria das plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest e Snapchat permitirá a exibição de anúncios em seu site. A publicidade paga nas redes sociais é excelente para conscientizar os públicos que talvez não saibam que sua empresa, produto ou serviço existe.

Marketing de mídia social

Assim como o SEO, o marketing de mídia social é a maneira orgânica e gratuita de usar plataformas de mídia social como o Facebook ou o Twitter para comercializar seus negócios. E, assim como o SEO, o marketing orgânico de seus negócios nas mídias sociais exige muito mais tempo e esforço, mas, a longo prazo, pode gerar resultados muito mais baratos.

Otimização da taxa de conversão (CRO)

A otimização da taxa de conversão (CRO) é a arte e a ciência de melhorar sua experiência on-line do usuário. Na maioria das vezes, as empresas usam o CRO para obter mais conversões (leads, bate-papos, chamadas, vendas, etc.) do tráfego existente no site.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é outro termo bastante amplo de marketing digital. O marketing de conteúdo abrange qualquer esforço de marketing digital que use ativos de conteúdo (postagens em blogs, infográficos, eBooks, vídeos etc.) para criar reconhecimento da marca ou gerar cliques, leads ou vendas.

Publicidade nativa

Você já chegou ao final de um artigo e viu uma lista de artigos sugeridos? Isso é publicidade nativa. A maioria das propagandas nativas se enquadra no marketing de conteúdo porque usa conteúdo para atrair cliques ("você nunca acreditará no que acontece a seguir!"). Freqüentemente, a publicidade nativa pode ser um pouco difícil de identificar, pois geralmente é misturada com recomendações de conteúdo não pago ... mas esse é o ponto.

Marketing de email

O email marketing é a forma mais antiga de marketing online e ainda está forte. A maioria dos profissionais de marketing digital usa email marketing para anunciar ofertas especiais, destacar conteúdo (geralmente como parte do marketing de conteúdo) ou promover um evento.

Marketing afiliado

O marketing de afiliados está basicamente pagando a alguém (uma pessoa ou empresa) para promover seus produtos e serviços em seu site.

Como você pode ver na lista acima, existem muitas maneiras diferentes de comercializar seus negócios on-line, e é por isso que muitas empresas investem em marketing digital e pagam por uma equipe  marketing  para cobrir suas necessidades de marketing.